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Expressão e Educação Musical no Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico turma T1

Apresentação

Atualmente, nas nossas escolas, os educadores e professores do 1.º ciclo são responsáveis pelas atividades de enriquecimento curricular resultando daí uma diversidade enorme de atividades a desenvolver com as crianças que as frequentam. Na maior parte dos agrupamentos, aos professores de Educação Musical são-lhes acometidas responsabilidades de orientação dos colegas (pré-escolar e 1.º CEB) nesta área da expressão, dinamizando a articulação necessária para que as atividades, sendo de caráter lúdico tenham um conhecimento científico e pedagógico que as sustentem e fundamentem. Assim sendo, este tipo de articulação envolvendo educadores e professores (1.º CEB e Educação Musical) aprofundam e desenvolvam os seus conhecimentos na área da Expressão Musical para que esta seja utilizada de forma estratégica, potenciadora da aprendizagem e pedagogicamente válida.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

A educação artística no ensino pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico, é composta pelas áreas da Expressão Plástica e Educação Visual; Expressão e Educação Musical; Expressão Dramática e Teatro e a Expressão Físico-Motora/Dança. Assim, dado que a formação de professores é um dos fatores que melhor pode contribuir para a qualificação do ensino propõe-se com esta ação os seguintes objetivos gerais: -Promover um aprofundamento do conhecimento musical, didático e curricular dos educadores de Infância e dos professores do 1.º ciclo envolvidos, tendo em conta as atuais orientações curriculares neste domínio; -Proporcionar aos professores titulares e educadores a aquisição de técnicas e competências básicas na área da educação artística; -Elaborar materiais de apoio que se constituam como instrumentos didático-pedagógicos; -Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Expressão Musical que contemplem a planificação de atividades, a sua condução e reflexão por parte dos educadores e professores envolvidos; -Aperfeiçoar as competências profissionais e pedagógicas nos domínios das atividades educativas.

Conteúdos

Os conteúdos deste programa de formação visam o desenvolvimento do conhecimento da Expressão e Didática Musical de modo a que os Educadores e Professores se tornarem mais confiantes e competentes no exercício das atividades Musicais, tendo como documentos de referência o Programa de Expressão e Educação Musical do Ensino Básico e o Currículo Nacional do Ensino Básico. Estes documentos assentam no pressuposto de que o desenvolvimento da Competência Musical dos alunos se consegue através de experiências de aprendizagem diversificadas e significativas para o aluno, que: - promovam a autoconfiança e o gosto pelas atividades musicais (importante nos primeiros anos de escolaridade); - proporcionem uma aprendizagem baseada na compreensão dos conceitos. - ajudem a perceber a importância e a relevância da Música no quotidiano dos alunos. Sabendo-se que os professores precisam de experiências de desenvolvimento profissional que articulem, adequadamente, o conhecimento dos conteúdos a ensinar, o conhecimento didático e os recursos disponíveis para utilizar na sala de aula, os conteúdos desta ação de formação dizem respeito aos seguintes domínios: - O programa de Música para o ensino básico; - Os recursos a utilizar, como base e suporte das atividades propostas; - A cultura da Expressão Musical na sala de aula e a avaliação da evolução dos alunos.

Avaliação

A avaliação das atividades desenvolvidas é realizada de modo continuado pelo formador em conjunto com os formandos e tem como referência os objetivos e finalidades do curso. Esta avaliação incide sobre o desenvolvimento das competências dos formandos no domínio da Expressão Musical. São tomados em consideração os seguintes aspetos: - Qualidade da participação nas sessões de trabalho; - Percurso dos participantes ao longo do curso de formação; - Qualidade de realização das atividades propostas nas sessões de trabalho; - Portfólio com as atividades e materiais criados, selecionados ou desenvolvidos (recursos educativos Flipchart; ppt; Prezzi; Canva; Áudio Wav/mp3; Vídeo; etc.,) e o respetivo plano de aplicação em contexto de sala de aula; Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, nos termos da lei. Tudo isto dentro do quadro referencial pelo CFAE em que o desempenho nas sessões: -Critério de qualidade de desempenho do formando: 40%; -Trabalho individual escrito (rigor, adequação, originalidade): 60%

Bibliografia

Beaumonte, M., Baesse, J., & Patussi, M. (2006). Aula de música na escola: Integração entre especialistas e professoras na perspectiva de docentes e gestores. Revista da abem, 14, 115-123.Cortez, C. (2001). Las didácticas epecíficas en la formacion del profesorado – ponencias: didáctica de la expression musical – la didáctica de la musica en la formación del profesorado en Hungria a través de la conception pedagógica de Zoltan Kodály en los anos 90. Kecskemét: Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodály.Gordon. E. (2000). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade escolar: Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian.

Formador

António Nuno Sampaio Marques Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 22-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
3 29-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
4 05-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
5 12-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
6 19-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
7 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
8 03-12-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
9 10-12-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:30 2:30 Presencial
10 17-12-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
Início: 15-10-2025
Fim: 17-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123153/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola EB 2,3 de São Bernardo, Laboratório de Artes Performativas (Sala LAP)

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