
Expressão e Educação Musical no Pré-escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico turma T1
Apresentação
Atualmente, nas nossas escolas, os educadores e professores do 1.º ciclo são responsáveis pelas atividades de enriquecimento curricular resultando daí uma diversidade enorme de atividades a desenvolver com as crianças que as frequentam. Na maior parte dos agrupamentos, aos professores de Educação Musical são-lhes acometidas responsabilidades de orientação dos colegas (pré-escolar e 1.º CEB) nesta área da expressão, dinamizando a articulação necessária para que as atividades, sendo de caráter lúdico tenham um conhecimento científico e pedagógico que as sustentem e fundamentem. Assim sendo, este tipo de articulação envolvendo educadores e professores (1.º CEB e Educação Musical) aprofundam e desenvolvam os seus conhecimentos na área da Expressão Musical para que esta seja utilizada de forma estratégica, potenciadora da aprendizagem e pedagogicamente válida.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
A educação artística no ensino pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico, é composta pelas áreas da Expressão Plástica e Educação Visual; Expressão e Educação Musical; Expressão Dramática e Teatro e a Expressão Físico-Motora/Dança. Assim, dado que a formação de professores é um dos fatores que melhor pode contribuir para a qualificação do ensino propõe-se com esta ação os seguintes objetivos gerais: -Promover um aprofundamento do conhecimento musical, didático e curricular dos educadores de Infância e dos professores do 1.º ciclo envolvidos, tendo em conta as atuais orientações curriculares neste domínio; -Proporcionar aos professores titulares e educadores a aquisição de técnicas e competências básicas na área da educação artística; -Elaborar materiais de apoio que se constituam como instrumentos didático-pedagógicos; -Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Expressão Musical que contemplem a planificação de atividades, a sua condução e reflexão por parte dos educadores e professores envolvidos; -Aperfeiçoar as competências profissionais e pedagógicas nos domínios das atividades educativas.
Conteúdos
Os conteúdos deste programa de formação visam o desenvolvimento do conhecimento da Expressão e Didática Musical de modo a que os Educadores e Professores se tornarem mais confiantes e competentes no exercício das atividades Musicais, tendo como documentos de referência o Programa de Expressão e Educação Musical do Ensino Básico e o Currículo Nacional do Ensino Básico. Estes documentos assentam no pressuposto de que o desenvolvimento da Competência Musical dos alunos se consegue através de experiências de aprendizagem diversificadas e significativas para o aluno, que: - promovam a autoconfiança e o gosto pelas atividades musicais (importante nos primeiros anos de escolaridade); - proporcionem uma aprendizagem baseada na compreensão dos conceitos. - ajudem a perceber a importância e a relevância da Música no quotidiano dos alunos. Sabendo-se que os professores precisam de experiências de desenvolvimento profissional que articulem, adequadamente, o conhecimento dos conteúdos a ensinar, o conhecimento didático e os recursos disponíveis para utilizar na sala de aula, os conteúdos desta ação de formação dizem respeito aos seguintes domínios: - O programa de Música para o ensino básico; - Os recursos a utilizar, como base e suporte das atividades propostas; - A cultura da Expressão Musical na sala de aula e a avaliação da evolução dos alunos.
Avaliação
A avaliação das atividades desenvolvidas é realizada de modo continuado pelo formador em conjunto com os formandos e tem como referência os objetivos e finalidades do curso. Esta avaliação incide sobre o desenvolvimento das competências dos formandos no domínio da Expressão Musical. São tomados em consideração os seguintes aspetos: - Qualidade da participação nas sessões de trabalho; - Percurso dos participantes ao longo do curso de formação; - Qualidade de realização das atividades propostas nas sessões de trabalho; - Portfólio com as atividades e materiais criados, selecionados ou desenvolvidos (recursos educativos Flipchart; ppt; Prezzi; Canva; Áudio Wav/mp3; Vídeo; etc.,) e o respetivo plano de aplicação em contexto de sala de aula; Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, nos termos da lei. Tudo isto dentro do quadro referencial pelo CFAE em que o desempenho nas sessões: -Critério de qualidade de desempenho do formando: 40%; -Trabalho individual escrito (rigor, adequação, originalidade): 60%
Bibliografia
Beaumonte, M., Baesse, J., & Patussi, M. (2006). Aula de música na escola: Integração entre especialistas e professoras na perspectiva de docentes e gestores. Revista da abem, 14, 115-123.Cortez, C. (2001). Las didácticas epecíficas en la formacion del profesorado ponencias: didáctica de la expression musical la didáctica de la musica en la formación del profesorado en Hungria a través de la conception pedagógica de Zoltan Kodály en los anos 90. Kecskemét: Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodály.Gordon. E. (2000). Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade escolar: Lisboa: Fundação Caloust Gulbenkian.
Formador
António Nuno Sampaio Marques Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 29-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 05-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 10-12-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 17-12-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |