O exercício físico na Escola - Metodologias e estratégias de Acão turma T1
Apresentação
O exercício físico e a atividade física, enquanto conceitos, fazem parte das intenções do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, dando propósito aos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar é de toda a pertinência, para que o professor de Educação Física disponha de mais um instrumento para responder às necessidades prementes de caracter motivacional dos alunos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Sabendo que o exercício físico é a atividade muscular executada com a finalidade de melhorar, manter ou expressar um tipo particular de aptidão física  treino de alto rendimento e/ou atividades recreativas e/ou melhoria da saúde e sabendo que a atividade física é capacidade para executar atividades diárias com vigor e sem fadiga, estando menos propenso ao desenvolvimento de doenças crónico-degenerativas, verifica-se que o exercício físico é extremamente importante para a prevenção das várias patologias, bem como na cura dessas mesmas patologias.
Destinatários
Professores de Educação Física (GR 260 e 620)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620).
Objetivos
 Apresentar uma proposta metodológica e estratégia a implementar na aula de Educação Física, na referência do exercício.  Proporcionar aos alunos uma experiência única de socialização, através da vivência do exercício, bem como da importância na sua saúde nas diversas áreas.  Construir projetos curriculares de turma que envolvam o o exercício físico nas suas dimensões de importância funcional;  Utilizar metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à resolução dos problemas de ausência de prática desportiva ou atividade física;  Partilhar experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa;  Produzir e utilizar recursos didáticos que promovam uma aprendizagem ativa, nomeadamente, jogos, exercícios, posters, vídeos, análise de dominantes físicas, etc.  Conhecer e operacionalizar os objetivos do exercício, os princípios biológicos, e as diferentes formas de expressão na aula.
Conteúdos
Sessões Teóricas - Obesidade (6 horas): - Definição; - Epidemiologia; - Fatores de risco; - Fisiopatologia; - Tratamento; - Adaptações ao exercício; - Prescrição de exercício. Sessões Teóricas - Diabetes (6 horas): - Definição; - Epidemiologia; - Valores de referência; - Sintomas de hiperglicemia; - Complicações da Diabetes; - Tipos da Diabetes; - Fatores de risco da Diabetes; - Prescrição de exercício; - Riscos do exercício; - Hipoglicemia; - Hiperglicemia; - Cuidados especiais. Sessões Teóricas - (6 horas) 1. Diagnose da turma formandos 2. Construção do Unidade didatica /Plano de aula 3. Operacionalização da metodologia de ensino do exercício 4. Deteção e registo dos problemas mais frequentes 5. Trabalho de grupo para apresentação de propostas de resolução dos problemas mais frequentes apresentados; 6. Avaliação do nível das aprendizagens alcançadas pelos formandos; 7. Critérios de avaliação Sessões Teóricas - (7 horas) 1. Aplicação das propostas de resolução de problemas; 2. Relato escrito do trabalho desenvolvido 3. Apresentação dos relatórios de projeto; 4. Auto e heteroavaliação; 5. Avaliação da ação
Metodologias
A ação terá 25 horas de trabalho presencial em que serão adotados os seguintes passos metodológicos:  Exposição teórico-prática  Trabalho de grupo  Trabalho individual  Prática pedagógica  Descoberta guiada  Construção do projeto de turma  Aplicação do projeto  Avaliação das sessões efectuadas na turma  Relato e ilustração do projeto
Avaliação
Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos:  Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial.  Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação:  Empenho e participação nas sessões  40%  Realização, aplicação e apresentação de um Projeto individual (devidamente documentado)  60%
Bibliografia
Durstine, J. L.; Moore, G. E.; Painter, P. L.; Roberts, S.O.; ACSMs Exercise Management for persons with chronic dissases and disabilities; third EditionJpnas, S.; Phillips, E. M.; ACSMs Exercise is Medicine, A clinician´s guide to exercise prescriptionEhrman, J. K.; Gordon, P. M.; Visich, P.S.; Keteyian, S. J.; Clinical exercise physiology; third editionACSMs Guidelines for exercise testing and prescription; ninth edition
Observações
Preço de Inscrição: Sócios da APEF – 35€ Professores CFAECAAV : 35€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0 Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com
Formador
Rui Pedro Pereira Luzio
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão | 
| 1 | 15-04-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial | 
| 2 | 17-04-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial | 
| 3 | 18-04-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial | 
| 4 | 18-04-2026 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial | 
| 5 | 22-05-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial | 
| 6 | 23-05-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial | 
| 7 | 23-05-2026 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial | 
| 8 | 20-06-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial | 
| 9 | 20-06-2026 (Sábado) | 14:00 - 15:00 | 1:00 | Presencial |