386

O exercício físico na Escola - Metodologias e estratégias de Acão turma T1

Apresentação

O exercício físico e a atividade física, enquanto conceitos, fazem parte das intenções do Bloco das Atividades Físicas Desportivas, dando propósito aos Programas Curriculares de Educação Física. Devido à riqueza de situações que proporciona, constitui uma atividade formativa por excelência pelo que, a sua aplicação em meio escolar é de toda a pertinência, para que o professor de Educação Física disponha de mais um instrumento para responder às necessidades prementes de caracter motivacional dos alunos, no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Sabendo que o exercício físico é a atividade muscular executada com a finalidade de melhorar, manter ou expressar um tipo particular de aptidão física – treino de alto rendimento e/ou atividades recreativas e/ou melhoria da saúde e sabendo que a atividade física é capacidade para executar atividades diárias com vigor e sem fadiga, estando menos propenso ao desenvolvimento de doenças crónico-degenerativas, verifica-se que o exercício físico é extremamente importante para a prevenção das várias patologias, bem como na cura dessas mesmas patologias.

Destinatários

Professores de Educação Física (GR 260 e 620)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física (GR 260 e 620).

Objetivos

• Apresentar uma proposta metodológica e estratégia a implementar na aula de Educação Física, na referência do exercício. • Proporcionar aos alunos uma experiência única de socialização, através da vivência do exercício, bem como da importância na sua saúde nas diversas áreas. • Construir projetos curriculares de turma que envolvam o “o exercício físico” nas suas dimensões de importância funcional; • Utilizar metodologias ativas e participativas no processo de ensino e aprendizagem que sejam conducentes à resolução dos problemas de ausência de prática desportiva ou atividade física; • Partilhar experiências/recursos/saberes entre os participantes e destes com a comunidade educativa; • Produzir e utilizar recursos didáticos que promovam uma aprendizagem ativa, nomeadamente, jogos, exercícios, posters, vídeos, análise de dominantes físicas, etc. • Conhecer e operacionalizar os objetivos do exercício, os princípios biológicos, e as diferentes formas de expressão na aula.

Conteúdos

Sessões Teóricas - Obesidade (6 horas): - Definição; - Epidemiologia; - Fatores de risco; - Fisiopatologia; - Tratamento; - Adaptações ao exercício; - Prescrição de exercício. Sessões Teóricas - Diabetes (6 horas): - Definição; - Epidemiologia; - Valores de referência; - Sintomas de hiperglicemia; - Complicações da Diabetes; - Tipos da Diabetes; - Fatores de risco da Diabetes; - Prescrição de exercício; - Riscos do exercício; - Hipoglicemia; - Hiperglicemia; - Cuidados especiais. Sessões Teóricas - (6 horas) 1. Diagnose da turma formandos 2. Construção do Unidade didatica /Plano de aula 3. Operacionalização da metodologia de ensino do exercício 4. Deteção e registo dos problemas mais frequentes 5. Trabalho de grupo para apresentação de propostas de resolução dos problemas mais frequentes apresentados; 6. Avaliação do nível das aprendizagens alcançadas pelos formandos; 7. Critérios de avaliação Sessões Teóricas - (7 horas) 1. Aplicação das propostas de resolução de problemas; 2. Relato escrito do trabalho desenvolvido 3. Apresentação dos relatórios de projeto; 4. Auto e heteroavaliação; 5. Avaliação da ação

Metodologias

A ação terá 25 horas de trabalho presencial em que serão adotados os seguintes passos metodológicos: • Exposição teórico-prática • Trabalho de grupo • Trabalho individual • Prática pedagógica • Descoberta guiada • Construção do projeto de turma • Aplicação do projeto • Avaliação das sessões efectuadas na turma • Relato e ilustração do projeto

Avaliação

Avaliação dos formandos baseada nos seguintes pressupostos: • Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação presencial. • Classificação na escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio. Critérios de avaliação: ­ Empenho e participação nas sessões – 40% ­ Realização, aplicação e apresentação de um Projeto individual (devidamente documentado) – 60%

Bibliografia

Durstine, J. L.; Moore, G. E.; Painter, P. L.; Roberts, S.O.; ACSM’s Exercise Management for persons with chronic dissases and disabilities; third EditionJpnas, S.; Phillips, E. M.; ACSM’s Exercise is Medicine, A clinician´s guide to exercise prescriptionEhrman, J. K.; Gordon, P. M.; Visich, P.S.; Keteyian, S. J.; Clinical exercise physiology; third editionACSM’s Guidelines for exercise testing and prescription; ninth edition

Observações

Preço de Inscrição: Sócios da APEF – 35€ Professores CFAECAAV : 35€ Outros participantes: 80 € Pagamento por transferência bancária para o NIB 0035 0123 0006 7384 2309 0 Solicitamos o envio do comprovativo da transferência, para o email apefaveiro@gmail.com

Formador

Rui Pedro Pereira Luzio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-04-2026 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 17-04-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 18-04-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 18-04-2026 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
5 22-05-2026 (Sexta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 23-05-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
7 23-05-2026 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
8 20-06-2026 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
9 20-06-2026 (Sábado) 14:00 - 15:00 1:00 Presencial
Início: 15-04-2026
Fim: 05-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-122743/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Sala da APEF de Aveiro

INSCREVER-ME