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Mentorias interpares. Tutorias turma T1

Apresentação

A formação sobre mentorias interpares revela-se pertinente num momento em que as escolas procuram estratégias eficazes para promover o sucesso escolar, a inclusão e o bem-estar socioemocional dos alunos. A investigação recente (Simões & Alarcão, 2011; Lim et al., 2022; Oliveira, 2021) tem demonstrado que os programas de mentoria potenciam a autoeficácia, a autonomia, a motivação e o sentimento de pertença, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para a concretização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. No caso do Agrupamento de Escolas de Águeda, o ProMentI – Programa de Mentorias Interpares tem-se afirmado, desde 2020/2021, como uma prática de referência, alinhada com a Resolução do Conselho de Ministros n.o 53-D/2020, que recomenda a implementação de programas de mentoria para a recuperação das aprendizagens e o reforço das competências pessoais e sociais dos alunos. A formação visa, assim, capacitar os docentes e técnicos para: • compreender os fundamentos teóricos e os benefícios da mentoria interpares; • conhecer o modelo e a metodologia do ProMentI, enquanto estudo de caso de sucesso (Congresso Ordem dos Psicologos Portugueses; V Congresso Internacional sobre Engagement de los Alumnos en la Comunidad Escolar y en el Aprendizage; • refletir sobre o papel do professor na coordenação, acompanhamento e monitorização das díades mentor-mentorando; • aplicar práticas de mentoria promotoras de inclusão, cooperação e responsabilidade partilhada. Tutorias: A crescente diversidade dos contextos escolares e a complexidade dos desafios enfrentados pelos alunos exigem respostas pedagógicas mais personalizadas, preventivas e integradoras. As tutorias psicopedagógicas emergem como uma prática estruturada, com base científica robusta e alinhamento com as políticas educativas nacionais, assumindo-se como um instrumento essencial para a promoção do sucesso educativo e da inclusão. De acordo com MECI, as tutorias psicopedagógicas são uma medida universal e preventiva, com início preferencial no 1.o ciclo, e visam o desenvolvimento de competências como a autorregulação, metacognição, resiliência, resolução de problemas e autoconhecimento. Estas competências são reconhecidas como preditores mais fortes de sucesso académico do que o próprio QI, sendo essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, assentes nos seguintes pontos: 1. Tutoria como prática estruturada e eficaz A investigação de Topping (2000) demonstra que a tutoria, quando bem planeada, monitorizada e sustentada por relações de confiança, promove a aprendizagem ativa, a autorregulação e o desenvolvimento de competências sociais. A tutoria professor-aluno permite um acompanhamento mais próximo e adaptado às necessidades específicas de cada aluno, criando um espaço seguro para a reflexão, a tomada de decisão e a construção de estratégias personalizadas de aprendizagem. 2. Promoção de perfis motivacionais adaptativos Valle et al. (2015) identificam que os alunos com orientação para objetivos de aprendizagem (learning goals) apresentam maior envolvimento, autoeficácia e controlo sobre a sua aprendizagem. A tutoria constitui um espaço privilegiado para fomentar este tipo de orientação motivacional, reduzindo a ansiedade, promovendo a perseverança e favorecendo o desenvolvimento de uma atitude positiva face aos desafios escolares. 3. Reformulação de atribuições causais e gestão emocional Segundo Weiner (2000), as interpretações que os alunos fazem sobre o seu desempenho — se atribuem o sucesso ou o insucesso a causas internas ou externas, estáveis ou instáveis, controláveis ou incontroláveis — influenciam diretamente as suas emoções (como orgulho, culpa ou vergonha) e os seus comportamentos futuros. A tutoria permite ao professor ajudar o aluno a desenvolver uma perceção mais realista, equilibrada e positiva das causas do seu desempenho, promovendo a responsabilização, a resiliência e a autoestima. 4. Contributo da Psicologia e da Investigação Educacional A ciência psicológica, conforme destacado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, oferece contributos valiosos para a formação e ação especializada no âmbito das tutorias, nomeadamente: • Diagnóstico e planeamento de intervenções personalizadas; • Desenvolvimento de competências socioemocionais e metacognitivas; • Promoção de relações interpessoais significativas e motivadoras; • Monitorização e avaliação de impacto das intervenções. As tutorias favorecem a construção de vínculos significativos, promotores da sensação de pertença e da motivação intrínseca, essenciais para sustentar o envolvimento escolar. Permitem ainda o desenvolvimento de competências como a metacognição, a aprendizagem autorregulada, a resiliência e a resolução de problemas — competências fundamentais para o sucesso académico e para a vida. 5. Alinhamento com políticas públicas e boas práticas internacionais O modelo de tutorias psicopedagógicas proposto pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) assenta numa abordagem holística, preventiva e colaborativa, com início no 1.o ciclo e continuidade ao longo do percurso escolar. Este modelo visa o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, com impacto direto na qualidade das aprendizagens e na construção de percursos escolares sustentáveis. A investigação internacional (Komosa-Hawkins, 2010) reforça que programas de tutoria escolar bem estruturados contribuem para: • Aumento do envolvimento escolar e da autoestima; • Redução de comportamentos de risco; • Melhoria do desempenho académico e da permanência na escola; • Promoção de relações de confiança e apoio entre alunos e adultos significativos. 6. Relevância para o exercício profissional docente A formação em tutorias psicopedagógicas permitirá aos docentes: • Desenvolver competências de escuta ativa, empatia e orientação personalizada; • Integrar estratégias de promoção da autorregulação e da aprendizagem significativa; • Colaborar com técnicos especializados e famílias na construção de planos de ação tutorial; • Contribuir para ambientes de aprendizagem mais inclusivos, motivadores e emocionalmente seguros; Assumir um papel ativo na prevenção do insucesso e abandono escolar, com base em práticas sustentadas na evidência.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Conteúdos

Mentorias: Módulo 1 — A relevância das mentorias interpares • Conceito e dimensões da mentoria: académica, relacional e cívica. • Benefícios comprovados na investigação (Simões & Alarcão, 2011; Lim et al., 2022). • Mentoria e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. • O papel do mento-mentorando como mediador e facilitador. Módulo 2 — O ProMentI: um caso de prática transformadora • Enquadramento e génese do ProMentI (Resolução do Conselho de Ministros n.o 53-D/2020). • Estrutura e fases de implementação: voluntariedade, díades, formação, acompanhamento, avaliação. • Impactos observados: competências académicas, relacionais e integração escolar. • Resultados da avaliação 2023/2024 e indicadores de sucesso. Módulo 3 — Competências relacionais e papel do mentor • Características de um mentor eficaz: confiança, altruísmo, escuta ativa e consistência. • Estratégias de comunicação e questionamento reflexivo. • A mentoria como pedagogia do cuidado e da corresponsabilidade. Módulo 4 — Avaliar e sustentar programas de mentoria • Modelos de avaliação formativa (Kirkpatrick, 2007). • Indicadores de impacto e instrumentos de recolha de dados (questionários, focus group). • Devolução dos resultados à comunidade educativa. • Sustentabilidade e melhoria contínua do programa. Tutorias: Módulo 1 – Fundamentos da Tutoria Psicopedagógica Objetivo: Compreender os fundamentos teóricos, legais e científicos da tutoria como prática estruturada e eficaz. • Conceito de tutoria e distinção entre tutoria formal/informal, individual/em grupo, presencial/online (Topping, 2000; OPP, 2016). • Diferenças entre ensino e tutoria: foco na relação, personalização e desenvolvimento integral. • Princípios de uma tutoria eficaz: o Relação sustentada e significativa (Komosa-Hawkins, 2010; Kraft & Falken, 2021). o Regularidade e continuidade (mínimo 1 ano, idealmente ao longo de um ciclo). o Estrutura e planeamento com objetivos claros e mensuráveis. o Integração no quotidiano escolar (não como medida remediativa, mas preventiva e universal). Módulo 2 – Motivação, Emoções e Relação na Aprendizagem Objetivo: Analisar o impacto da tutoria na motivação, autorregulação e desenvolvimento socioemocional dos alunos. Conteúdos ajustados: • Perfis motivacionais e orientação para objetivos de aprendizagem (Valle et al., 2015). • Atribuições causais e emoções associadas (Weiner, 2000): orgulho, culpa, esperança, vergonha. • Relação tutor-aluno como fator protetor e promotor de resiliência, pertença e autoestima (OPP, 2016; Kraft & Falken, 2021). • Aprendizagem autorregulada (Schunkm & Zimmernan, 2023) • A importância da empatia, escuta ativa e vínculo emocional na eficácia da tutoria (Komosa-Hawkins, 2010). Módulo 3 – Estratégias Práticas de Tutoria Objetivo: Desenvolver competências práticas para planear, conduzir e avaliar sessões de tutoria. Conteúdos ajustados: • Técnicas de escuta ativa, questionamento socrático e incitamento à reflexão. • Feedback construtivo e reforço positivo: como promover a autoeficácia e a autorregulação. • Planeamento de sessões de tutoria: o Definição de objetivos CRAva. o Frequência e duração recomendadas (Kraft & Falken, 2021). • Monitorização e avaliação contínua: registos, metas, indicadores de progresso (OPP, 2016). Módulo 4 – Desenho e planeamento da ação tutorial Objetivo: Aplicar os conhecimentos adquiridos e construir um plano da ação tutorial Conteúdos ajustados: • Diagnóstico • Desenho e Planeamento o Articulação com a equipa pedagógica e psicólogos escolares. o Envolvimento das famílias e da comunidade educativa. o Adaptação a diferentes níveis de ensino e modalidades (individual, grupo, entre pares).

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-11-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
Início: 26-11-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: ACD_10_25_26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, Cacia, Aveiro

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