SchoolFAN: Explorar notícias falsas sobre alterações climáticas para promover competências transversais e aprendizagens disciplinares turma T1
Apresentação
A presente ACD insere-se no âmbito do projeto SchoolFAN (https://www.schoolfan.eu/) e tem como objetivo central apoiar o desenvolvimento profissional de professores através da exploração pedagógica de notícias falsas (fake news) relacionadas com as alterações climáticas, enquanto contexto privilegiado para a promoção de aprendizagens disciplinares e competências transversais. As alterações climáticas constituem um dos temas científicos e sociais mais relevantes da atualidade, integrando explicitamente os currículos nacionais e as Aprendizagens Essenciais das disciplinas científicas e geográficas. Simultaneamente, este domínio é particularmente permeável à circulação de desinformação, exigindo dos alunos — e, consequentemente, dos professores — competências sólidas de literacia científica, literacia mediática e pensamento crítico. A investigação educacional tem evidenciado que o trabalho pedagógico com fake news, bem como com estratégias de desconstrução crítica de informação falsa (debunking) e prevenção da desinformação através da antecipação de estratégias de manipulação (prebunking), promove aprendizagens profundas, favorece a compreensão da natureza da ciência e desenvolve competências argumentativas e de avaliação crítica da informação. Esta ACD oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para professores de Ciências Naturais, Geografia e Física e Química, dado que a análise crítica de conteúdos mediáticos sobre alterações climáticas permite trabalhar conceitos científicos estruturantes (clima vs. tempo, ciclos biogeoquímicos, modelos científicos, zonas mais afetadas por fenómenos climáticos extremos, evidência empírica), bem como discutir a construção do conhecimento científico. Para professores de Português, a exploração de notícias falsas constitui um contexto autêntico para o desenvolvimento de competências de leitura crítica, análise do discurso, argumentação, retórica e produção textual, em alinhamento com os objetivos curriculares da disciplina. De forma transversal, a ACD promove práticas pedagógicas alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente nos domínios do pensamento crítico e criativo, da comunicação, da informação e da cidadania.
Destinatários
Grupos recrutamento: 200, 210, 220, 230, 300, 420, 510, 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Conteúdos
O programa da ACD prevê momentos distintos com finalidades específicas. A sessão de abertura enquadra o projeto SchoolFAN e contextualiza a formação de professores, promovendo uma compreensão partilhada dos seus objetivos pedagógicos e científicos. Segue-se uma palestra seguida de discussão (Q&A) sobre notícias falsas, sua descontrução e prevenção, assegurando a fundamentação teórica e científica da temática, aproximando a investigação recente das práticas educativas. O momento central da ACD consiste numa mostra de professores em exercício, que desenvolveram e implementaram atividades pedagógicas dirigidas a diferentes níveis de escolaridade. Este momento está organizado em formato de percurso por bancas onde cada grupo de professores apresenta e discute com os participantes sobre o trabalho que desenvolveram no domínio das fake news, alterações climáticas e mobilização para a ação. Estas exposições realizam-se no sentido de valorizar a partilha de práticas, a reflexão colaborativa e a motivação para a adoção de estratégias inovadoras de ensino em contextos reais de sala de aula. A discussão final permite analisar criticamente o impacto desta sessão nos participantes, identificar possibilidades de exploração futura e recolher contributos dos participantes, reforçando a dimensão reflexiva e prospetiva da ação.
Formador
Margarida Morais Marques